Candidatura

Ánxel Suárez (Independente) tem 31 anos e é jornalista. De família coanhesa, trabalhou para vários meios de comunicação nas Astúrias, principalmente de televisão. Colaborou com diversas associações e movimentos sociais da Terra Eu-Návia, estando atualmente vinculado ao Espacio de las Lenguas Ibéricas, uma parceria do Instituto Cervantes e a Universidade de Alcalá, com a participação de diversas administrações públicas de toda a península.

Beatriz Pin Díaz tem 60 anos e é mestra de ensino primário, tendo exercido a docência em Grandas de Salime no fim dos setenta e, a seguir, na Comunidade Autónoma da Galiza. Iniciou as suas colaborações poéticas em Las Riberas del Eo no ano 1971 com “Romance do Río Eo”. Na atualidade está a finalizar os estudos de antropologia social e cultural.

Luis González Blasco “Foz” (Independente) tem 70 anos e é professor aposentado do ensino secundário. Com raízes na freguesia eunaviega de Piantão, foi membro do grupo “Brais Pinto” e militou ativamente na oposição política à ditadura franquista, devendo sair para o exílio em Paris entre os anos 1968 e 1977, ano no que consegue passaporte espanhol e pode voltar. Participa do associativismo em defesa da língua.

Lucia Rodríguez Cao tem 34 anos e é diplomada em magistério e autora de vários livros infantis, incluindo Joana e a Lua e Joana e a Rã da Branha Nova. Trabalha cuidando crianças, incluindo a sua própria, de dous anos. Tem trabalhado no Serviço de Prevenção e Defesa de Incêndios Florestais assim como no atendimento a pessoas com diversidade funcional.

Daniel González Vázquez (Independente) tem 36 anos e é químico e professor de autoescola, trabalhando como docente em diversos centros formativos. De família oriunda de Boal, é autor do livro Polavila e outras historias (2002) publicada na biblioteca virtual do Colectivo de Escritores do Eo-Navia “Cotarelo Valledor” sob o pseudónimo “Daniel Lavesedo”. É secretário da comunidade de montes vezinhal em mão comum do Hio, onde reside atualmente.

Iolanda Rodrigues Aldrei tem 44 anos e é professora de ensino secundário. Filóloga de formação, é autora de vários livros de poesia, ensaios, obras teatrais e narrativas, polas que tem resultado premiada em diversas ocasiões. É membro do Conselho Executivo do Partido da Terra, onde exerce responsabilidades no âmbito da defesa ambiental e políticas de sustentabilidade ecológica.

SUPLENTES

Iolanda Mato Creo tem 27 anos e é professora de tradução e interpretação na Universidade de Vigo, exercendo também como tradutora-intérprete juramentada. Tem publicado diversos trabalhos no âmbito da lexicografia e sobre a gestão de bibliotecas escolares, sendo o objeto do seu trabalho de mestrado e Diploma de Estudos Avançados. É membro do Conselho de Garantias do Partido da Terra.

Alexandre Banhos Campo (Independente) tem 57 anos e é sociólogo especialista em demografia e população. Ativista cultural e social, é membro da Associação Abertal do Eu-Návia participando também na defesa da realidade cultural asturleonesa, tendo publicado alguns textos em asturiano. É especialista em organizações político-administrativas e está ligado aos movimentos lusófonos em Portugal e no Brasil.

Marcos Celeiro Carvalho tem 34 anos e trabalha na construção, recuperação e reabilitação de arquitetura popular. Após ter estudado arquitetura, tem trabalhado nesse âmbito em diversos estúdios e no mundo audiovisual em infografia fotorrealística, animação 3D e simulação de mundos virtuais. É ativista em diversas associações culturais, movimentos sociais, e coletivos ambientalistas. É membro do Conselho Executivo do Partido da Terra.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>